Programa Jovem Executivo

A Germinare tem por objetivo trabalhar em seu projeto acadêmico a formação do "Jovem Executivo" através de um Programa de capacitação, que contempla 3 estágios no decorrer do 6º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio.

Estágio 1
No primeiro estágio, a Germinare desenvolve o Perfil do Executivo ao longo do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, envolvendo três grupos de habilidades fundamentais, são elas:

Habilidade Mentais Superiores
•  Raciocínio lógico: envolvendo o aprender a pensar, articular conceitos e encontrar soluções para situações problemas;
•  Raciocínio analítico: é a capacidade de raciocinar rapidamente através da percepção;
• Raciocínio quantitativo: é a capacidade de articular constructos e proporções entre diferentes grandezas.

Habilidades Humanas
•  Pensamento crítico: é um julgamento propositado e reflexivo sobre o que acreditar ou o que fazer em resposta a uma observação, experiência, expressão verbal ou escrita, ou argumentos;
•  Liderança: É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização;
•  Aquisição de competências: como aprender uma habilidade desejada de uma forma que resulta em uma determinada competência.

Habilidade Sociais
•  Resolução de conflitos: envolvendo o aprender a pensar, articular conceitos e encontrar soluções para situações problemas;
•  Assertividade: É a qualidade de algo ou alguém de fazer uma afirmação enfática sobre algo, e por ser uma afirmação, não significa que esteja correta ou errada, apenas que é defendida fortemente por uma pessoa;
•  Comunicação oral: refere-se a como comunicar pensamentos e ideias aos outros, de forma clara, concisa, e com confiança.

imagem-jovem-gestor

Estágio 2
O segundo estágio da formação do Jovem Executivo acontece no 8º ano do Ensino Fundamental II e serão desenvolvidos os conteúdos relacionados ao Processo Decisório, que envolve a Tomada de Decisão e Solução de Problemas.

Tomada de Decisão
É o processo cognitivo pelo qual se escolhe um plano de ação dentre vários outros (baseados em variados cenários, ambientes, análises e fatores) para uma situação-problema.

Solução de Problemas
Consiste no uso de métodos, genéricos ou ad hoc, de uma forma ordenada, para encontrar soluções de problemas específicos.

Estágio 3
O terceiro estágio da Formação do Jovem Executivo envolve o 9º ano do Ensino Fundamental II e 1ª à 3ª séries do Ensino Médio. Nesse estágio do aprendizado, os alunos trabalham com a empresa como um processo com início, meio e fim, no qual os insumos (entrada do processo) constituem-se nos recursos essenciais da organização (a saber: financeiros, humanos, materiais, tecnológicos e de informações). No contexto do processo, os insumos são transformados em produtos. Os principais meios de transformação de insumo em produtos na organização estão fundamentados nas atividades de contabilidade, estratégia e marketing. Nesse sentido, os conteúdos centrais do processo organizacional são estudados sob o modelo da formação das competências gerenciais. Para o desenvolvimento das competências do gestor, considera-se a preparação do aluno na correta mobilização de todos os recursos organizacionais, com vistas sempre a obter o resultado ótimo de todos os recursos que precisam ser mobilizados. Para tanto, o gestor deverá dominar, de forma plena, os principais processos de transformação dos recursos em produtos (resposta ao mercado), que se centram nos processos de contabilidade (registros) e estratégia e marketing (de forma a se posicionar no mercado com vantagem frente aos competidores). O desenvolvimento das competências de gestão, necessárias à formação do estudante se pautará em uma progressão lógica, partindo do entendimento da estrutura e do ambiente operacional da organização, passando pela contextualização do produto e seu mercado, até atingir os elementos centrais da obtenção dos diferenciais competitivos. A partir deste ano (2015) o ensino médio já é técnico. Ou seja, os alunos que estão cursando a 1ª série do Ensino Médio, ao término do 3º receberão um certificado de Técnico em ADM. São mais de 3.200 horas em ADM durante os sete anos.