Projeto Acadêmico

A Escola Germinare nasceu em 2010 e é aprovada pelo MEC – Ministério da Educação – e reconhecida pela UNESCO.

O foco é formar de maneira efetiva jovens gestores e líderes para o mercado de trabalho.

Para transmitir conhecimentos sobre liderança, administração de empresas, visão sistêmica e inovação, a Escola oferece ampla preparação com conteúdos dirigidos ao desenvolvimento de habilidades profissionais e competências voltadas à gestão de negócios.

Esse projeto pedagógico foi criado a partir da visão de que os jovens precisam de um ensino de alta qualidade para prepará-los de maneira prática para os desafios reais da vida profissional e pessoal. Com isso, os alunos da Germinare realizam, em caráter permanente, projetos de gestão, visitas a ambientes produtivos (empresas e plantas industriais) e Bolsa de Valores, além de encontros com especialistas. Os alunos ainda realizam estágios no Ensino Médio como forma de aplicar no mundo empresarial os conhecimentos adquiridos em administração de empresas.

A Escola Germinare caracteriza-se como um projeto de inovação pedagógica, tanto no que se refere à forma de organizar e articular os conteúdos curriculares, nas diferentes disciplinas, como nas estratégias utilizadas para promover o encontro entre o conhecimento e as demandas do mundo real. Um dos pilares centrais do projeto é não subestimar os jovens, pois quando eles se interessam por um assunto e entendem a sua importância, se dedicam e superam as expectativas, aprendendo de maneira rápida e aplicando os conceitos de maneira eficiente.

As aulas são enriquecidas com didáticas envolventes, uso de tecnologias, redes sociais e outros instrumentos que promovem a participação do aluno. Os jovens têm acesso a um conjunto de vivências, oficinas, laboratórios, que lhes permite colocar o conhecimento e os valores em ação. Além das experiências que encaminham a visão do aluno para fora do universo escolar com foco profissional, vivências não-convencionais também acontecem no âmbito da resolução de conflitos, valores da cidadania, questões importantes da sustentabilidade e da preservação ambiental.

A Escola Germinare trabalha por um jovem que possua um conjunto equilibrado de conhecimentos, de habilidades pessoais, de referências, de experiências, que lhe permite ter sucesso em sua caminha profissional e pessoal.

Embora não seja possível resumir uma proposta pedagógica complexa, pode-se dizer que o projeto pedagógico tem cinco grandes objetivos conforme descrito abaixo.

1. Formação Acadêmica de Excelência
Como em uma construção, o primeiro passo é preparar um alicerce sólido. Assim, o primeiro objetivo é garantir que os alunos dominem o mais completamente possível os conteúdos fundamentais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na Germinare, são lançadas as bases para todos os desdobramentos futuros da escolaridade – a universidade, o mundo do trabalho, a pós-graduação. Isso se dará por um currículo forte, com carga horária elevada e estratégias de ensino eficientes. Nesse projeto, o ensino de Inglês ocupa um lugar especial. Com uma carga horária intensa e estratégias diferenciadas, o objetivo é preparar os alunos para se tornarem proficientes no uso do idioma, inclusive aptos a obter as principais certificações disponíveis, como o FCE.

2. Ampliação do Repertório Cultural
O projeto da Escola Germinare parte do princípio de que o aprendizado acadêmico não está dissociado do ambiente em que o aluno está imerso e da diversidade de experiências linguísticas, sensoriais e cognitivas a que teve acesso. Por isso, há atividades destinadas a ampliar e enriquecer o repertório dos alunos para que ampliem seus horizontes, descubram outras formas de pensar e intervir no mundo e tenham mais instrumentos para interpretar o contexto em que vivem e em que viverão.

3. Desenvolvimento de Habilidades e Competências
A Escola Germinare centra seus esforços no desenvolvimento de habilidades e competências que preparem os jovens para as situações concretas enfrentadas pelo cidadão no mundo real: o trabalho, o exercício da cidadania, a qualidade de vida e de convivência. Estas habilidades e competências incluem as chamadas competências cognitivas (aprender a pensar), mas também se referem a características pessoais como autonomia, senso de liderança, espírito empreendedor, iniciativa e sentido de equipe, entre outras atitudes pessoais positivas que influem na realização pessoal do aluno em ambientes profissionais e sociais (aprender a fazer, aprender a ser).

4. Vivências Profissionais
A Escola Germinare trabalha com a convicção de que só é possível alcançar de fato os dois objetivos acima descritos se grande parte dos conhecimentos que os alunos aprendem na Escola pode ser aplicada em situações reais e façam sentido em sua vida. Por isso, são realizadas várias oficinas, estágios supervisionados, projetos interdisciplinares, estudos do meio, laboratórios profissionais e as mais diversas propostas de vivências fazem parte do cotidiano dos jovens da Escola.´

5. Desenvolvimento Integral
Toda Escola é, em última instância, um espaço de desenvolvimento humano, onde se constroem relações entre pessoas e se estabelecem princípios de comportamento decisivos para os futuros adultos. Por isso, na Escola Germinare, os alunos têm a possibilidade de crescer em um espaço muito afetivo, construir hábitos de vida, como as atividades esportivas, enfim, consolidar um conjunto de práticas saudáveis, sob todos os pontos de vista, inclusive o da convivência humana.