Aulas Online na Quarentena

Desde 2017, a escola Germinare trabalha com as ferramentas digitais em salas de aulas com os alunos, por meio de uma plataforma de aprendizagem. O ensino a distância sempre foi dado, uma vez por mês, conforme consta no nosso calendário e regimento escolar, com o intuito de replicar a experiência da sala de aula presencial no ambiente digital. Por isso, nossas aulas virtuais estão sendo consideradas como aulas normais para o ano letivo, o que reduz a reposição de aulas, quando a quarentena findar.

Também um novo olhar para o ensino e a aprendizagem. Se antes dávamos aulas com o giz e o apagador, agora, temos de fazer as coisas de um jeito diferente! Esse cuidado a Germinare sempre teve, pois sabemos que se as facilidades desse aparato tecnológico tornam a mudança atrativa, o conhecimento precisa ser significativo também.

Aulas Online 2 Aulas online 3 Aulas online 4

A Germinare utiliza a ferramenta de aprendizagem Office 365 Education, com uma infinidade de recursos como o   Word, Excel, PowerPoint, OneNote e o Microsoft Teams, que é um hub digital que traz conversas, reuniões, arquivos e aplicativos em um só lugar. Recentemente, utilizamos o aplicativo Zoom, para os encontros e a interação com os alunos e professores. Caso o aluno tenha dificuldades com a rede, os professores estão gravando as aulas para que, em outro momento oportuno, ele possa assistir.

Como a escola possui ensino integral, vimos que as aulas on-line rendem muito mais do que as presenciais. Notamos que a dinâmica das aulas tem de ser outra! Para evitar cansaço, problemas com a visão e dores musculares, adaptamos o horário das aulas para 30 minutos, reservando 10 minutos de descanso entre o término e o início de outra aula.

Nesse ínterim, nossos professores de Educação de Esportes dão sugestões de atividades de ergonomia e de saúde postural com a finalidade de promover o bem-estar a todos. É frequente o registro em vídeo de nossos alunos sozinhos, ou com pais, fazendo alongamentos e exercitando movimentos com braços e pernas.

Os professores da Germinare também notaram que o ensino a distância exige novos e diferentes formatos de conteúdos para prender a atenção dos educandos. Como a aquisição do conhecimento  e  da informação, por meio de projetos, é um item essencial nesta escola, muitos formatos tecnológicos estão sendo utilizados por nossos educadores nas aulas interativas, como videoaulas, podcasts, infográficos, games, debates, atividades no forms entre outros.

 

Comments are closed.