Como nasceu este legado?

O Instituto Germinare nasceu em 2009, quando a família Batista estruturou um projeto social com a intenção de retribuir para a sociedade todas as conquistas que obtiveram ao longo de sua trajetória empresarial, iniciada em 1953.

O projeto foi fundado com a missão de “formar líderes e gestores em negócios, preparados de maneira efetiva, por meio de uma seleção de potenciais talentos e de uma educação de alta qualidade, conectada com a realidade empresarial, voltada para o desenvolvimento de habilidades de liderança, orientação para resultados, capacidade de inovação, visão sistêmica e conduta ética”.

A decisão foi investir na Educação, pois acreditam que este é o principal pilar de transformação e desenvolvimento de qualquer país.

O grande desafio do Instituto foi estruturar um projeto educacional alinhado com o DNA de seus fundadores e com a cultura do Grupo do qual faz parte, pois desde o início a essência desta iniciativa social deveria disseminar a expertise em negócios e os valores da família Batista para capacitar jovens talentos para o mercado de trabalho.

Em 2010, o Instituto iniciou as atividades através de sua ESCOLA DE NEGÓCIOS, também chamada "GERMINARE".

Com o propósito de formar estes jovens potenciais como administradores de empresas, a grade curricular contempla as disciplinas regulares e também as aulas de gestão em negócios, tais como Matemática Financeira, Contabilidade Geral e de Custos, Modelos de Gestão, Mercado de Capitais, Marketing, Gestão de Pessoas, Educação Financeira, Finanças para Organizações, Inovação, Direito Empresarial, Legislação Tributária, dentre outras. São mais de 3.200 horas de disciplinas em gestão de negócios e ao término do curso os formandos recebem o certificado em Técnico de Administração de Empresas.
O programa contempla ainda o desenvolvimento de habilidades sociais, humanas e de raciocínio, além do pensamento crítico e da tomada de decisão, para formação do Perfil de um Gestor.

Esse projeto pedagógico foi criado a partir da visão de que os jovens precisam de um ensino de alta qualidade para prepará-los de maneira prática para os desafios reais da vida profissional e pessoal.

Os alunos da Germinare realizam ainda, em caráter permanente, projetos de gestão, visitas a ambientes produtivos (empresas e plantas industriais), lêem 28 livros de gestão em negócios e fazem estágios no Ensino Médio, pois a experiência é um dos alicerces para uma formação completa. Um outro pilar importante do Instituto é o fato de não subestimar os jovens, pois quando eles entendem a importância e a aplicabilidade dos conhecimentos, eles se envolvem e surpreendem.

A estruturação dos estágios reflete a própria trajetória dos fundadores do Instituto Germinare, que começaram a trabalhar desde cedo, e que acreditam que isso com certeza têm forte influência na preparação de um profissional. Pois, quando uma pessoa é inserida dentro do ambiente de trabalho, se possui atitude, força de vontade, humildade e determinação, com certeza se desenvolve e consegue sucesso em tudo o que se propuser a fazer. A oportunidade de trabalhar permite também o acúmulo de um conhecimento diferenciado, formando desta maneira um alicerce com vivências reais, que diferenciará este profissional de outro que não teve a possibilidade de colocar em prática os aprendizados teóricos.

Hoje, já são mais de 500 alunos, que estudam no Instituto Germinare. Se o jovem quer vencer na vida a Germinare é um ótimo começo!