Viagem de Verão 2020

Inauguramos, neste ano de 2020, um projeto de verão para nossos alunos do 8º e 9º ano, que tem como objetivos ampliar os conhecimentos vistos em sala de aula e vivenciar a rotina nas fábricas do grupo.

"Foi um período muito enriquecedor para nossos alunos. Uma experiência única proporcionada pela Escola Germinare. Confiram abaixo alguns depoimentos dos alunos que tiveram a oportunidade de participar do projeto."
Lucas Silva de Jesus  - 9° ano A

"Sem dúvida, a viagem de férias foi bastante significativa para mim. Conhecer mais sobre os processos produtivos de que tanto ouvimos falar, em sala de aula, é esclarecedor e bastante útil no nosso dia a dia. Durante a minha estada, em Campo Grande, pude compreender, de fato, como ocorrem as diversas situações que estudo na teoria. Vi na prática como funciona e como isso impacta no ambiente empresarial.

Além disso, é visível o quanto as aulas ficaram mais produtivas depois de ter feito a visita pedagógica. Agora, consigo assimilar e associar o que os professores explicam com o que observei na fábrica. Fora isso, pude realmente compreender sobre os conceitos, agregar ainda mais os valores e a cultura da empresa. Sem dúvida, desenvolvi mais o meu lado pessoal e profissional, com o auxílio dos funcionários da JBS. A viagem foi fundamental e única para o desenvolvimento da minha carreira como líder de negócios."
Gustavo dos Santos Costa -  9°ano A

"Por meio dessa viagem, tivemos uma oportunidade única de conhecer uma das unidades da JBS, que se localiza em Campo Grande (MS), além de aprender sobre todo o processo complexo que ocorre dentro das fábricas. Vimos de forma detalhada desde a sangria do boi, a manutenção das máquinas, buscando otimizar o tempo com uma produção de qualidade.

Conseguimos entender o porquê aprendemos certas teorias e como elas funcionam na prática, além de termos uma experiência de trabalho e uma ideia do que podemos ser no futuro próximo.

Acima de tudo, conhecemos pessoas incríveis que cuidaram de nós como uma verdadeira família. Todos os colaboradores mostraram para nós, alunos, o que é ser um líder exemplar e, acima de tudo, o que significa o trabalho em equipe, o respeito, o companheirismo e os valores da nossa empresa na prática.

Agradecemos muito essa oportunidade única, que nos trouxe experiência empresarial, humana e profissional."
Laura Romero -  9° ano B

"Vimos o dia a dia da fábrica, os processos desde a compra da matéria-prima até a expedição do produto final para o cliente. A integração de todas as áreas juntas que faz com que o complexo funcione e como cada área precisa da outra para funcionar.

Nós não só aprendemos sobre os processos da fábrica, mas também um pouco da cultura local, que creio que possa agregar não só na nossa vida empresarial, mas também na pessoal.

Eu creio que para ser uma futura gestora de negócios é preciso saber como é o processo, entender melhor como o produto é feito, pois, muitas vezes, os líderes não sabem como é o processo na fábrica e não entendem as dificuldades do dia a dia.

Essa viagem foi muito construtiva, pois pudemos ver na prática o que aprendemos na escola.  Isso facilita nosso aprendizado e projetos futuros que faremos."
João Fernando de Barros Gamba -  9° ano B

"Em um primeiro momento, fiquei um pouco nervoso com a ideia da viagem, já que eram duas semanas longe de casa, mas o que me confortava era saber que essa saída pedagógica iria agregar muito para mim como pessoa e como futuro profissional. Por isso, eu tomei a decisão de ir.

Chegando a Campo Grande, fui muito bem recebido pelos colaboradores da fábrica. Tanto eu quanto eles estávamos muito contentes de estar ali;  eles como meus tutores; e eu como seu aprendiz.

Eu e minha sala visitamos dez áreas no total, sendo elas: SESMT, Administração, Estoque Físico, Garantia da Qualidade, Originação, PCP (Planejamento e Controle de Produção), Recursos Humanos, Manutenção, Gestão e Ambiental.

Com certeza, foi uma das melhores viagens que eu já fiz, porque consegui entender um pouco mais da rotina de trabalho e dos desafios do dia a dia de cada área, absorvendo muito conteúdo e me tornando mais preparado para fazer parte disso no futuro. Também posso dizer que esta viagem também me ajudou a definir qual área quero atuar, visto que antes não fazia ideia que queria seguir na área de gestão da fábrica, mas ao vivenciar suas rotinas, sinto que esta é a área que me chama mais atenção.

No final, posso dizer que essas duas semanas geraram muito conhecimento e aprendizagem. Hoje conheço muito mais sobre pessoas, processos, rotinas e estratégias graças à viagem e a todos envolvidos para que ela fosse tão produtiva. Espero que, em breve, eu possa usar todo esse conhecimento para fazer a diferença, assim como cada colaborador lá dentro faz todos os dias."
Murilo Cestari da Cunha Bueno -  9°  ano A

"Minha experiência foi incrível, porque foi muito interessante ver como funciona as rotinas dos funcionários e como a equipe é crucial para tornar a empresa melhor. Foi muito legal ver todas as nossas teorias vistas em aula na prática, pois melhora o nosso entendimento sobre como esses conceitos vão nos ajudar em nossa carreira.

Eu consegui ver, principalmente, operações com as teorias de PDCA, fluxograma, gargalo, teoria das restrições, brainstorming e pessoas. Vi as rotinas dos funcionários, do trabalho em equipe e da carga horária de trabalho. As áreas em que mais agreguei conhecimento e de que mais gostei foram: Qualidade, Segurança, Originação (que envolve negociações de matéria prima) e Manutenção."
Karine da Silva Prado - 9° ano A

"A viagem foi uma experiência incrível, pois consegui não apenas adquirir conhecimentos técnicos da fábrica, mas também conhecer e realmente olhar as pessoas. Além  disso, adorei a forma como fomos recebidos pelos colaboradores e como eles nos integraram nas suas atividades com muita atenção e dedicação."
David Meira Viana -  9° ano A

"A experiência vivida nesta viagem foi algo inédito, tanto pelo fato de estar longe de casa durante vários dias, quanto por ter acesso a uma maior massa de informações e conhecimento sobre o cenário,  gerenciamento e funcionamento de uma planta industrial."
Letícia Jimenez de Amorim Costa -  9° ano A

 

Se formos dividir em duas partes as experiências trazidas com a viagem, a primeira seria sobre o que passamos dentro da unidade. Junto com os profissionais,  conseguimos realmente viver a relação entre a teoria que aprendemos dentro da escola com a prática, o que, no meu caso, trouxe ainda mais engajamento na cultura da empresa. A segunda parte seria a experiência que ganhamos fazendo uma viagem grande longe dos pais. Deu-nos mais autonomia e autodisciplina para saber como nos comportarmos dentro de um ambiente empresarial.

Dentro da matéria de Gestão de Pessoas, estamos aprendendo sobre AVD, uma avaliação que já existe na escola Germinare e que também é usado na empresa. Na área de estoque físico, eles praticavam o FIFO, e nós seguimos aprendendo sobre isso dentro da disciplina de Varejo. Na disciplina de Operações e Logística, é abordado sobre gargalos e fundamentos da qualidade, ponto esse que é presente em toda a unidade, pois os colaboradores sempre querem melhorar ainda mais o que fazem.

 

Comments are closed.